Sabará, na Grande BH, está sem vacinas contra COVID-19 destinadas às crianças. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, o Governo de Minas Gerais não envia o imunizante Pfizer Pediátrica desde o dia 27 de junho.
A situação tem preocupado moradores. A dona de casa Adriana Silva (nome fictício a pedido da moradora) revelou que, desde a semana passada, tenta vacinar o filho com a segunda dose.
“Me informaram que não há previsão de quando vai ter a dose. É difícil, porque meu filho precisa se imunizar”, reclamou.
Outra moradora justificou que o filho estava gripado e que, por isso, não conseguiu levá-lo para vacinar contra a COVID durante o período em que a cidade possuía a vacina para a criança. Ao procurar o posto de saúde, na última segunda-feira (11/7), recebeu uma notícia desagradável. “Quando fui levar, não tinha (vacina)”, disse.
Até a publicação desta matéria, a reportagem não havia conseguido contato com o poder estadual.
Boletim epidemiológico
Dados do boletim epidemiológico divulgados em 11 de julho pela Secretaria de Estado de Saúde apontam para mais 16.748 casos da doença, até terça-feira (12/7). O número representa um aumento de 108% na comparação com o dia 10 de junho (8.107 casos).
Resposta da Secretaria de Saúde
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que a Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte entregou nesta terça-feira, 12/7, um quantitativo de 500 doses da Pfizer.
"A SES-MG informa, ainda, que há vacinas contra a covid disponíveis na Central Estadual da Rede de Frio. A distribuição é realizada a partir da demanda de cada URS, segundo solicitação dos municípios de sua respectiva abrangência pediátrica para o município de Sabará."