Uma mulher de 37 anos ficou ferida ao ser picada por um escorpião, nesta quarta-feira (13/7), em São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes. O animal estava escondido numa fronha de travesseiro pendurada na janela do apartamento da vítima, no Conjunto Habitacional Risoleta Neves.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a mulher foi picada em um dedo da mão direita. Chegando ao local, os militares a encontraram consciente, mas se queixando de muitas dores na mão, bastante inchada, e com a pressão arterial alterada.
Ela foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. O escorpião foi morto por moradores do local.
O que fazer em caso de picadas de animais peçonhentos?
O Corpo de Bombeiros repassou ao Estado de Minas orientações sobre como agir em casos de picadas de animais peçonhentos. Confira:
Condutas gerais para todo acidente com animal peçonhento:
- identifique e demarque o local da picada (a identificação pode ser útil para diferenciar lesões amplas de múltiplas lesões, uma vez que as lesões locais podem estar em progressão);
- retire pulseiras, anéis, relógios e adornos que possam produzir efeito de garrote em caso de edemas;
- lave o local da picada com soro ou água e sabão;
- não fazer: procedimentos sem benefício e que atrasam transporte; torniquetes (torniquetes não reduzem efeitos sistêmicos e agravam lesões locais), furar bolhas; produzir corte para extravasamento do veneno; sugar o local da picada; colocar qualquer substância sobre o local da picada;
- acione os bombeiros pelo 193 para transporte médico ou, se tiver condições, procure uma unidade hospitalar o mais rápido possível.