O vazamento de amônia que atingiu a sala de máquinas da Avivar Alimentos, em São Sebastião do Oeste, no Centro-Oeste de Minas, causou mal-estar em 27 funcionários que precisaram receber atendimento médico, segundo informações da empresa, divulgadas nesta quinta-feira (14/7). O vazamento foi controlado ainda na noite dessa quarta-feira (13/7) pela equipe interna de segurança.
Entre os colaboradores hospitalizados estavam duas grávidas, de 23 e 31 anos, socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Elas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Divinópolis.
Leia Mais
AngloGold pagará R$ 7 milhões a Sabará por vazamento de rejeitos de minérioVazamento de gás assusta moradores no bairro Funcionários, em BHVazamento de combustível em posto de BH mobiliza Corpo de BombeirosVazamento de amônia: Minas tem segundo caso em menos de uma semanaGalpão de material reciclável pega fogo no Bairro Santa TerezinhaNenhum funcionário ficou em estado grave. Todos foram levados para hospitais de Divinópolis com sintomas leves.
Vídeos
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram colaboradores sendo carregados, outros amparados com tosse.
As causas do vazamento não foram informadas pela empresa. A produção do frigorífico não foi atingida. Ainda ontem, as atividades foram retomadas em plena normalidade após vistorias das autoridades, como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Amônia
A amônia é um produto químico que pode ser sufocante e de extrema irritação aos olhos, garganta e trato respiratório.
Dependendo do tempo e nível de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações à severas lesões no corpo, devido a sua ação cáustica alcalina.
Leia a nota na íntegra:
“A Avivar Alimentos teve uma ocorrência de vazamento de amônia, quarta-feira 13/07, em São Sebastião do Oeste-MG. Segundo a direção da empresa, o vazamento, que ocorreu na sala de máquinas, não atingiu a parte produtiva do frigorifico e foi controlado imediatamente pela equipe interna de segurança.
Vinte e sete funcionários com mal-estar foram prontamente atendidos pela medicina interna da empresa e encaminhados ao pronto atendimento e ao hospital da cidade de Divinópolis, para atendimento médico e passam bem. A empresa, no compromisso por zelar pela saúde e bem-estar de seus colaboradores permanece prestando total assistência aos atingidos.
Após vistoria das autoridades, bombeiros e polícia militar, os funcionários retornaram as atividades, em plena normalidade.”