A cidade histórica de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, confirmou o primeiro caso de Monkeypox , conhecida como Varíola dos Macacos. A confirmação foi nesta quinta-feira (14/7) após Secretaria de Saúde de Mariana receber confirmação do exame enviado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).
Leia Mais
Varíola dos Macacos: BH tem contaminação comunitária Varíola dos macacos: especialista explica tudo sobre a doença Varíola dos macacos: três erros do passado que podem ser evitados agoraVaríola dos macacos: alerta global não muda estratégia de combate em MinasVaríola dos macacos: com mais um caso em BH, Minas chega a 24 contaminadosVaríola dos macacos: o que é a transmissão comunitária e como se prevenirVaríola dos macacos: cientistas mineiros isolam vírus para estudo Varíola dos Macacos: Minas chega a 23 contaminadosMariana volta a ser capital mineira em comemoração aos seus 326 anosBR-381: moradora sinaliza via com cones pela segurança de criançasAinda segundo a secretaria, o homem relatou que fez uma viagem recente ao Rio de Janeiro e após o retorno apresentou os primeiros sintomas. O órgão não suspeita de outros casos no município.
A Monkeypox se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os primeiros sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que evoluem para crostas.