O "Dia de Minas", celebrado em 16 de julho, é tradicionalmente conhecido como a data em que a capital de Minas Gerais é transferida simbolicamente de Belo Horizonte para Mariana. Em 2022, a cidade comemora 326 anos de história e homenageará 55 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da região, do estado e do país.
As festividades do "Dia do Estado de Minas Gerais" se iniciam às 9h de sábado (16/7), com uma missa no Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Às 10h ocorrerá uma cerimônia cívica oficial na Praça da Sé para homenagear os escolhidos.
Leia Mais
Indenização para atingidos de Mariana pode chegar a R$ 158 bilhões Atingidos de Mariana vencem apelação e podem processar BHP no Reino UnidoAtingidos pela tragédia de Mariana 'estreiam' em Corte no Reino Unido"Receber essa honraria representa a consagração de um trabalho sério e coletivo dos advogados mineiros na busca incessante pela reparação justa para o Desastre Ambiental de Rompimento da Barragem de Fundão. Por isso essa medalha deve ser partilhada com todos os integrantes do Comitê de Cidadania e Conciliação da OAB para Mariana, e para todos os advogados que lutam pela justa reparação da bacia hidrográfica do Rio Doce", conta Cíntia.
No último dia 8 de julho, o tribunal britânico definiu que a causa poderá ser julgada no país europeu, em virtude de a BHP Billiton, empresa que controlava a barragem com a Vale, ser britânica.
Cíntia Freitas acompanhou neste ano o pronunciamento de Mônica dos Santos, a primeira atingida a entrar na corte de Londres para relatar o ocorrido.
Além da advogada, ainda será homenageado o líder indígena Euzileny Tormiak Krenak, também da luta dos atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Arruda
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Arruda