O inverno em Minas Gerais tem sido marcado pela umidade relativa do ar entre 30% e 40%. De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia de Belo Horizonte (Inmet BH), “chuva mesmo só em setembro”.
“Em agosto podemos ter algumas pancadas por conta da passagem de frente fria mas nada significativo”, explicou Anete, dizendo que o clima atual é o "comum da estação".
Leia Mais
BH registra sensação térmica de 1,3°C na manhã desta sexta (15)Alerta de tempo seco no Triângulo Mineiro: umidade do ar fica abaixo de 20%Tempo seco e chuva: as diferentes previsões para as áreas de MinasInmet emite alerta de baixa umidade do ar em dezenas de cidades mineirasObservatório de Brazópolis registra meteoro brilhanteLEIA TAMBÉM - BH registra sensação térmica de 1,3°C na manhã desta sexta (15)
A meteorologista esclareceu que a grande variação de temperatura no início de julho - frio intenso de manhã e calor à tarde - foi um momento atípico.
“Tivemos temperaturas mais amenas, há grande variação das temperaturas ao longo do dia. De manhã, temperaturas muito baixas e tarde bem mais altas. Isso normalmente começava a acontecer do meio de julho para frente até o início de outubro.”
Para amenizar o impacto do tempo seco é recomendado se hidratar de forma abundante e usar bacias de água ou toalhas molhadas para umidificar o ambiente.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Arruda