O Jardim Zoológico de Belo Horizonte irá exibir, a partir deste final de semana, seus novos habitantes. Oito emus, animal endêmico da Austrália, conhecida por não voar. A espécie é a segunda ave mais alta do mundo, perdendo apenas para seu "primo", Avestruz.
Os animais, que vieram do Zooparque de Itatiba, no interior de São Paulo, possuem cerca de oito meses de idade e são seis fêmeas e dois machos.
Leia Mais
PBH realiza sondagem de mercado para privatizar zoológico da capitalSegundo filhote de arara-azul-grande nasce no Zoológico de BHZoológico de BH tem piquenique e até delivery no recinto dos animais Cavalgadas são canceladas em cidades mineiras por recomendação do MP Zebra do zoológico de BH morre após quadro de cólica intestinalAs pernas longas e musculosas permitem que eles corram a uma velocidade de até 48 km/h. Vivem em savanas, em regiões de clima quente e vegetação seca, no país da Oceania.
O animal brasileiro mais próximo dos emus na linha evolutiva são as emas, uma ave também conhecida por ser incapaz de alçar voo.
Para abrigar os novos hóspedes, o Zoológico realizou algumas obras e adaptações para similar o habitat natural e alguma privacidade para eles.
EMU
Com uma plumagem marrom-acinzentada, o emu é uma espécie onívora, gosta principalmente de gramíneas, sementes, insetos e artrópodes. Pequenas rochas são engolidas para auxiliar na digestão.A partir dos dois anos, os animais já podem se reproduzir, sendo que os casais permanecem juntos por aproximadamente cinco meses. O filhote nasce cerca de 54 dias após a fêmea botar o ovo.