Uma ONG e uma clínica assinaram na segunda-feira (18/7) contrato com a prefeitura de Uberlândia para execução de castração e microchipagem de animais de estimação no município do Triângulo Mineiro. O serviço começará já em agosto e é voltado aos animais em situação de rua e resgatados por tutores cadastrados junto ao Município.
Já foram emitidas as primeiras ordens de serviço para o próximo mês. O Instituto SOS Pet e a Clínica Veterinária Pet House foram os primeiros credenciados.
Leia Mais
Cachorro de estimação morre após ser atacado por dois cães 'alugados' PBH amplia rede de frios para campanha de vacinação de cães e gatosCanil acusado de maus-tratos a cães nega irregularidades com animais'Atividade de aluguel de cães não é fiscalizada o suficiente', diz ativistaPrefeitura de BH abre agenda de fevereiro para castração gratuitaHomem em situação de rua é encontrado com metade do corpo queimadoCadela e quatro filhotes são encontrados mortos e empilhadosSegundo o diretor do Zoológico Municipal e um dos coordenadores do projeto, Amado Júnior, o serviço de castração gratuita será completo dentro de uma lista com quase 4 mil tutores e pessoas de baixa renda.
“Neste primeiro momento, atuaremos com esta lista fazendo a convocação por SMS e disponibilizando o processo que é completo. O animal que será castrado receberá o que for necessário no pré e pós cirurgia, como, por exemplo, a roupa cirúrgica. Além disso, o responsável terá todas as recomendações para a saúde do cão ou gato, evitando assim, as doenças, além de informações primordiais sobre adoção e guarda responsável, educando o tutor contra o abandono que é crime”, disse.
Entre 2009 e 2021, por meio de convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, houve quase 17 mil procedimentos de esterilização. O contrato segue vigente mesmo com a nova parceria em aberto.
Chamada pública continua
Ao mesmo tempo segue em aberto o chamamento público para parceiros até o dia 31 de dezembro. O credenciamento pode ser de clínicas e hospitais médico-veterinários ou Organizações Não-governamentais (ONGs). Interessados devem ir na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Anselmo Alves dos Santos,600, no bairro Santa Mônica.