Jornal Estado de Minas

MANIFESTAÇÃO

Líder do MLB é algemado na prefeitura de Itabirito

Um vídeo mostra uma das lideranças do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, ser detida pela Guarda Municipal e sair algemada da prefeitura. O motivo alegado pelo Secretário de Segurança e Trânsito de Itabirito, Antônio de Pádua Pataro, foi ter sofrido desacato e o manifestante foi conduzido para uma delegacia de Polícia Civil. 




 
Alexandre Sérvulo, que é apoiador da ocupação Irenice Maria Rodrigues, estava com outros moradores na porta da prefeitura nessa segunda-feira (18/7), em uma manifestação, quando foi informado que o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), iria receber os manifestantes.
 
Segundo o líder do MLB, a manifestação pacífica começou por volta das 14h30 e, às 15h45, os manifestantes foram informados de que o prefeito os receberia no gabinete. Assim, foi formada uma comissão com cinco representantes.
 
Sérvulo conta que, em poucos minutos dentro do prédio da prefeitura, ele e mais outros dois membros da manifestação foram impedidos de conversar com o prefeito.
 
“Durante as negociações para entrar, foi decretada a minha prisão de forma abusiva. O objetivo era retirar o MLB da reunião e foi um ato da gestão Orlando e do seu secretário Pataro de intimidar a ocupação”.




 
O manifestante foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Itabirito, onde assinou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado logo em seguida.
 
O Secretário de Segurança e Trânsito de Itabirito, Antônio de Pádua Pataro, aparece no vídeo informando ao manifestante que ele estava sendo preso por desacato. O secretário que já exerceu o cargo de comandante da Guarda Civil de Itabirito acompanhou o acusado até a delegacia de Polícia Civil.
 

Manifestação

 
Nas redes sociais do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é informado que a manifestação ocorrida nessa segunda-feira foi de famílias da Ocupação Irenice Maria Rodrigues, em Itabirito, que protestavam contra um futuro despejo realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais em virtude de uma decisão judicial de reintegração de posse.
 
De acordo com o manifestante, 15 famílias, incluindo cerca de 25 crianças, ocupavam a entrada do prédio da prefeitura.
 
“As famílias estão sofrendo com falta de água, luz e em situações muito precárias de habitação. Até agora o prefeito Orlando não apresentou solução para o problema de moradia que afeta milhares em itabirito”.




 

O que a prefeitura diz:

 
Em nota enviada ao Estado de Minas, a prefeitura de Itabirito informa que “em relação à manifestação de famílias na porta da prefeitura de Itabirito nessa segunda-feira dois representantes das famílias foram recebidos pelo prefeito Orlando Caldeira e por representantes da administração pública municipal e do Poder Legislativo”.
 
Ainda segundo a nota, “diante das situações apresentadas, as famílias foram encaminhadas para cadastro no CRAS - Maria Loura, nesta terça-feira, dia 19 de julho, para fins de avaliação do enquadramento no rol de benefícios do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, conforme a legislação”.
 
Em relação à detenção do manifestante, Alexandre Sérvulo, a nota diz que “antes da reunião no gabinete, um dos moradores foi detido pela Guarda Civil Municipal em razão de desacato a servidor público, conforme previsão legal”.