Outro motivo da celebração é relembrar a chegada de viajantes no adro da Igreja da Boa Viagem - marco zero da capital mineira -, onde se encontravam os tropeiros que fizeram do Curral Del Rey um povoado.
De acordo com a Paróquia da Boa Viagem, foi em volta de uma igreja do século XXVIII, construída por Francisco Homem, que os viajantes se reuniam. Após muitas trocas de ouro das minas, gado e suprimentos das fazendas, a futura Belo Horizonte começava a erguer sua história.
Confira a programação do evento:
XXXIV Caminhada com Maria;
Exposição de Carros Antigos;
Bênção dos Viajantes e de seus veículos (carros, motos, bicicletas etc);
Feira Gastronômica, com aula show e mais uma edição do tradicional Tropeiro da Padroeira;
Citytour Retrô, em jardineira dos anos 50 e visitação guiada à parte já restaurada do conjunto arquitetônico da Igreja Boa Viagem;
Concerto das Ave Marias, com o Coro Madrigale;
Shows em comemoração aos 50 anos do Clube da Esquina, com participação das 3 gerações deste vigoroso movimento da MPB, surgido em Minas Gerais, com as presenças confirmadas de Murilo Antunes, Tadeu Franco, Telo Borges, Ian Guedes e Julia Rajão.
Além disso, haverá uma procissão luminosa que sairá da Praça Rio Branco, centro da capital mineira, em direção à Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, onde será celebrada a missa campal, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte Dom Walmor, e assinado o Decreto de mudança da Região Episcopal Piedade para Região Episcopal da Boa Viagem.
Para mais detalhes da programação, basta acompanhar as redes sociais da Arquidiocese de BH e da Paróquia Boa Viagem.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata