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Estado de Minas PARA EVITAR ACIDENTES

Área de escape do Anel Rodoviário estará em operação já no domingo, diz PBH

Anteriormente prevista para junho, obra da área de escape do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, deve, enfim, ser entregue no fim deste mês


29/07/2022 08:54 - atualizado 29/07/2022 09:12

Trabalhador confere em um papel obra da área de escape Anel Rodoviário
Área de escape do Anel Rodoviário deve entra em operação já no domingo (31/7) (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Anteriormente prevista para junho, a obra da área de escape do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, deve, enfim, ser entregue. A previsão, segundo informou a prefeitura da capital mineira ao Estado de Minas na manhã desta sexta-feira (29/7), é de que o local já esteja em operação no domingo (31/7), último dia de julho. 

Em nota, a administração municipal afirmou que os trabalhos por parte da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) serão finalizados e classificou um “esforço” para a construção da área. 

O atraso ainda foi justificado pelos horários de trabalho “muito restritos impostos pela Polícia Rodoviária Federal e pela VIA-040”, além das chuvas que ocorreram em período que, normalmente, era esperado tempo seco. “Além disso, nos feriados, vésperas de feriados e nos dias em que ocorreram acidentes, mesmo os de menor gravidade, a pista também não podia ser fechada e consequentemente a obra paralisada”, diz o comunicado. 
A intervenção, que amplia a pista e tem uma “piscina de concreto”, foi feita na altura do km 541, no sentido Vitória, entre a BR-040 e o trevo do Betânia, próximo ao acesso ao bairro Buritis, e projetada para evitar acidentes em um local conhecido por grandes ocorrências. 

Ao formar uma rampa nas partes consideradas mais perigosas da rodovia, a área permite uma desaceleração rápida do veículo em pane, permitindo que aqueles de grande porte consigam parar em situação de emergência, como a perda de freios. A estrutura de concreto tem 100 metros de comprimento e várias camadas de brita e esperas de cerâmica. 

Além disso, as obras também envolvem melhorias na drenagem e consistem na construção de uma travessia subterrânea no Anel Rodoviário, com a criação de estrutura para descida d'água em degraus.

A intenção é melhorar o direcionamento adequado das águas pluviais. De acordo com a PBH, o investimento foi cotado em R$ 3,5 milhões.


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