A greve dos metroviários marcada para a próxima segunda-feira (1/8) pode não acontecer, devido ao pagamento de benefícios de alimentação a funcionários do transporte público, efetuado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Belo Horizonte (CBTU). Segundo a companhia, o vale-refeição começou a ser entregue na última quinta (28/7).
Para o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários de MG, Daniel Glória, “ainda não se pode falar em ‘fim da greve’, pois depende de uma nova assembleia, que acontecerá na segunda-feira entre 17h e 18h”.
“A diretoria do Sindicato entende que se todos os trabalhadores tiverem recebido o ticket de restaurante até o dia 30, não há sentido de dar continuidade ao início da greve. No entanto, a proposta deve ser levada à assembleia e ser votada por todos”, completou o sindicalista.
De acordo com a CBTU, “não houve atraso na disponibilização do benefício”. “O Acordo Coletivo não prevê o dia exato de depósito dos créditos, o que poderia acontecer até no último dia do mês”, disse em nota emitida na quinta.
Os metroviários anunciaram a possível paralisação de agosto no dia 21 de julho, por causa dos atrasos no recebimento dos tickets de alimentação, que deveriam ser pagos até o dia 20 de cada mês. A CBTU alega que teria avisado sobre o atraso dos cartões com antecedência.
A reportagem aguarda um comunicado oficial do Sindimetro-MG.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata