Depois de 74 dias sem chover, finalmente, em alguns bairros de Belo Horizonte, a chuva "deu o ar da graça". Isoladamente, a Defesa Civil informa que choveu no Bairro Jardim América, Região Oeste, e também na Região do Barreiro. Um alívio para uma parcela da população, já que os belo-horizontinos têm convivido com um clima bem seco.
16h40 - Chuva isolada, rápida e de baixo impacto. Não deve chover no decorrer desta noite. Agora faz 27,1 ºC e 32% de umidade relativa do ar.@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/H7l0t2uNl1
%u2014 Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) July 30, 2022
Defesa Civil emitiu um alerta de baixa umidade para Belo Horizonte (umidade relativa do ar em torno de 30%) válido até às 18h de segunda-feira (1º de agosto).
Na quinta-feira, dia 28, a Na Regional Barreiro, o volume de chuva foi de 0,4 mm, conforme a Defesa Civil. Moradores informaram que também choveu no Bairro Luxemburgo, na Região Centro-Sul, ainda que uma chuva fina e de fraca intensidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o último dia com chuva em Belo Horizonte foi em 17 de maio.
A capital amanheceu com o céu nublado, mas não havia previsão de chuva depois de mais de mais de dois meses.
Segundo o serviço de meteorologia da Defesa Civil da capital, a temperatura mínima registrada de madrugada foi de de 16°C, e a máxima estimada é de 26 °C. Ou seja, o clima de inverno e seco é o que prevalece.