Após atrasos na obra e muitos acidentes no trecho, entrou finalmente em cena, neste domingo (31), a área de escape do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte. A novidade, anteriormente prevista para junho, agradou a motoristas e motociclistas, embora alguns ressaltando que "custou a sair do papel".
Motorista de um caminhão graneleiro, Lucas Geraldo da Silva, residente em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, aprovou a iniciativa: "Tudo pela segurança. É um trecho muito perigoso, conheço muita gente que já se acidentou aqui".
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A intervenção, que amplia a pista e tem uma "piscina de concreto", foi feita na altura do km 541, no sentido Vitória (ES), entre a rodovia BR-040 e o trevo do Betânia, próximo ao acesso ao bairro Buritis, e projetada para evitar acidentes em um local conhecido por grandes ocorrências.
Ao formar uma rampa nas partes consideradas mais perigosas da rodovia, a área permite uma desaceleração rápida do veículo em pane, permitindo que aqueles de grande porte consigam parar em situação de emergência, como a perda de freios. A estrutura de concreto tem 100 metros de comprimento e várias camadas de brita e esperas de cerâmica.
As obras incluíram melhorias na drenagem e consistem na construção de uma travessia subterrânea no Anel Rodoviário, com a criação de estrutura para descida d'água em degraus. A intenção é melhorar o direcionamento adequado das águas pluviais. De acordo com a PBH, o investimento foi cotado em R$ 3,5 milhões.
ATRASOS
Segundo comunicado da PBH, o atraso nos serviços decorreu dos horários de trabalho "muito restritos impostos pela Polícia Rodoviária Federal e pela VIA-040", além das chuvas em período que, normalmente, era esperado tempo seco. "Além disso, nos feriados, vésperas de feriados e nos dias em que ocorreram acidentes, mesmo os de menor gravidade, a pista também não podia ser fechada e consequentemente a obra paralisada", informou a PBH.