O governador Romeu Zema (Novo) se pronunciou sobre a morte da menina Bárbara Vitória, encontrada em um campo de futebol na manhã desta terça-feira (2/8). Zema disse, em uma postagem nas redes sociais, que estava solidário à família pela dor irreparável da perda da menina. Afirmou, ainda, que a Polícia Civil de Minas terá o apoio necessário para solucionar o caso.
Leia Mais
Quem era Bárbara Vitória, a menina achada morta após desaparecer em BH'Carinhosa e afetiva', diz dona de padaria sobre menina morta na Grande BHCorpo encontrado em campo de futebol pode ser de menina desaparecida'Arrancaram um pedaço de mim', diz mãe de menina morta na Grande BHEntenda o caso
A menina Bárbara Vitória, de 10 anos, estava desaparecida desde domingo (31/7), quando saiu para comprar pão a pedido dos pais e não voltou para casa. Na manhã de hoje, o corpo, com sinais de violência e estrangulamento, foi localizado em um campo de futebol no Bairro Pedra Branca, em Ribeirão das Neves, na Grande BH.
Um suspeito chegou a prestar depoimento ontem, após um saco de pão semelhante ao que teria sido comprado pela menina ser encontrado na casa dele. Câmeras de segurança também registraram o homem fazendo um sinal para a menina na saída da padaria. Ele admitiu conhecer Bárbara, mas disse que não fez nada contra ela. Após ser ouvido, o suspeito foi liberado.
O que é feminicídio?
Feminicídio é o nome dado ao assassinato de mulheres por causa do gênero. Ou seja, elas são mortas por serem do sexo feminino. O Brasil é um dos países em que mais se matam mulheres, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
A tipificação do crime de feminicídio é recente no Brasil. A Lei do Feminicídio (Lei 13.104) entrou em vigor em 9 de março de 2015.
Entretanto, o feminicídio é o nível mais alto da violência doméstica. É um crime de ódio, o desfecho trágico de um relacionamento abusivo.
O que diz a Lei do Feminicídio?
Art. 121, parágrafo 2º, inciso VI
"Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
I - violência doméstica e familiar;
II - menosprezo ou discriminação à condição de mulher."
Qual a pena por feminicídio?
Segundo a 13.104, de 2015, "a pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto; contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência; na presença de descendente ou de ascendente da vítima."
Como denunciar violência contra mulheres?
- Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
- Em casos de emergência, ligue 190.
Leia mais:
- As principais lutas dos movimentos pelos direitos das mulheres
- Entenda o que é relacionamento abusivo e como sair dele
- Como a pornografia distorce o sexo e incita violência contra mulheres
- Entenda como a cultura da pedofilia está presente na sociedade
- Do estupro ao aborto: a difícil jornada da mulher vítima de violência sexual
- 'Meu namorado me deu o remédio e viajou'; relatos de mulheres que fizeram aborto clandestino em MG