A previsão para agosto na região de Uberaba e Triângulo Mineiro é de nenhuma chuva, queda na umidade relativa do ar e, desta forma, deve ser o mês mais seco do ano.
De acordo com a climatologista Wanda Prata, a previsão de chuvas na região é somente para a segunda quinzena de setembro.
“Depois disso, como as massas de ar vão se tornar frequentes, porque vão começar a subir balões de ar frio da Antártida e vão se juntar a baixas pressões vindas da Amazônia, nós vamos ter chuvas; mais para o final de setembro. E depois, outubro será chuvoso”, afirmou.
Motivo da secura
Prata explica que o motivo de toda essa ‘secura’ na região do Triângulo é devido a um anticiclone de nível médio, que gira ao contrário dos ponteiros do relógio, e joga o ar aquecido e seco para baixo e para a superfície. “Esse anticiclone mantém essa secura, sendo que no mês de agosto ele fica central sobre o Triângulo Mineiro, Brasília e oeste do Mato Grosso. Então, agosto é o mês mais seco do ano”, considerou a climatologista.
Prata lembra que no ano passado a região do Triângulo chegou a registrar até 9% de umidade relativa do ar. “Ontem (segunda-feira) nós já tivemos 18%, e agora a tendência é continuar caindo para todo o Triângulo”, ressalta.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta semana, a região de Uberaba terá o predomínio de sol e não deve chover, sendo que os termômetros variam entre 16°C e 34°C.