Uma adolescente, de 17 anos, aluna da rede estadual de educação, afirmou ter sido vítima de assédio pelo professor de física, durante a aplicação de uma prova de recuperação, nessa terça-feira (02/08), na Escola Estadual Deputado Ilacir Pereira Lima, no Bairro Cachoeirinha, Região Nordeste de Belo Horizonte.
Leia Mais
Funcionárias denunciam assédio sexual em universidade de Juiz de ForaBH poderá ter nova ferramenta para denúncias de assédio sexual em ônibus Servidora é denunciada por assédio moral, intimidação e perseguiçãoProfessor é suspeito de usar perfil fake para enviar mensagem a meninaProfessor da Universidade Federal de Viçosa é investigado por estuproAdolescente denuncia assédio em brinquedo de shopping em BHHomem é detido suspeito de assediar mulher dentro de ônibusHomem é preso após 'passar a mão' em clientes de churrascaria de BHPM prende homem que assediou menina que vendia doces na ruaHomem é preso por ejacular em jovem dentro de ônibus do Move em BHHomens são detidos por praticar sexo oral em praça pública Ajudante de carga mata colega de trabalho a tirosCentro de Reconhecimento de Paternidade tem inscrições abertas em BHUmidade do ar em BH fica em torno de 25% hoje (4/8) e exige atenção 'Ele não sabia que era álcool': diz advogado de suspeito de matar menina
Outros dois alunos afirmaram que também ouviram o que o professor falou. Em depoimento à polícia, eles confirmaram o fato.
O professor também foi ouvido e disse que a adolescente e os outros colegas não compreenderam bem o que ele teria dito. Segundo ele, ele falou que não poderia ajudar a aluna na questão e que ela “ajudaria fazendo silêncio”.
A adolescente e o professor foram encaminhados para a delegacia. A aluna foi acompanhada da mãe.
O professor prestou depoimento e foi liberado.
Na noite dessa quarta-feira (03/08), alunos realizaram um protesto na porta da escola contra a atitude do professor.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) informou que a equipe de inspeção escolar da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana está realizando uma apuração dos fatos e que o professor "continua em regular exercício das suas funções" até a conclusão do processo.
"Ressaltamos também que o caso está sob apuração dos órgãos de segurança competentes. Destacamos ainda que, após a apuração inicial da denúncia, a SRE irá encaminhar a estudante em questão para atendimento no Núcleo de Acolhimento Educacional da rede estadual de ensino, que conta com psicólogos e assistentes sociais, responsáveis por atuarem no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, visando também garantir orientações para a comunidade escolar quanto ao respeito e clareza dos direitos e deveres individuais e coletivos".
Também em nota, a Polícia Civil informa que instaurou procedimento para investigar a denúncia. Os envolvidos foram ouvidos e liberados. Ainda segundo a nota. o caso será apurado pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente de Belo Horizonte.
O que diz a lei sobre estupro no Brasil?
O que é assédio sexual?
Leia também: Cidade feminista: mulheres relatam violência imposta pelos espaços urbanos
O que é estupro contra vulnerável?
Penas pelos crimes contra a liberdade sexual
O que é a cultura do estupro?
Como denunciar violência contra mulheres?
- Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
- Em casos de emergência, ligue 190.