As atividades da Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) na Serra do Curral, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficarão suspensas até o julgamento final do processo.
A decisão foi divulgada após reunião nesta sexta-feira (5/8), envolvendo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a empresa e representantes do poder público.
Leia Mais
Serra do Curral: nova decisão da Justiça suspende reunião do ConepEm defesa do tombamento da Serra do Curral, ativistas protestam em BHSerra do Curral: tombamento provisório volta à pauta de reunião do ConepPF e Ibama fazem operação contra mineração ilegal de ouro e crimes ambientaisJustiça libera mineração na Serra do Curral; PBH diz que vai recorrerBarragem da Vale em Barão de Cocais obtém declaração de redução de riscoMoradores vizinhos de barragens temem por novas tragédias20% das grandes barragens de rejeitos em MG não têm estabilidade atestadaCasa de Pedra: megabarragem da CSN em obras volta a preocupar vizinhosSerra do Curral em chamas: Corpo de Bombeiros tenta controlar incêndioO magistrado, assim como entidades que pedem a preservação da área, já havia demonstrado preocupação com uma potencial destruição do local. E afirmou que a Tamisa reconheceu que é necessário conservar a Serra do Curral.
Estiveram na audiência representantes do governo estadual; da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA); do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP); do Ministério Público do Estado de Minas Gerais; dos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará; e da empresa de mineração.