Força-tarefa entre a Polícia Civil (PCMG) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) cumpriu na manhã desta terça-feira (9/8) 23 mandados de busca e apreensão em quatro estados do Brasil - Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Distrito Federal - em busca de organização criminosa que movimentou quase R$ 1 bilhão em lavagem de dinheiro por tráfico de drogas.
Leia Mais
MP combate crime organizado ligado ao tráfico de drogas em VarginhaMulheres são presas suspeitas de tráfico internacional de drogas em ConfinsPolícia Federal desencadeia nova operação contra o tráfico de drogasPai e filho são alvos de operação contra o tráfico de drogas em UberlândiaNova Lima: homem é morto a tiros enquanto fugia de traficantesJovem é presa ao entrar com 13kg de maconha em aeroporto de BHPF prende nigeriano no Aeroporto de Confins com 7,5kg de cocaínaPF prende organização criminosa que pretendia resgatar líderes de facçãoMG-050: motorista capota carro carregado com drogas e fogeMãe de aluno do Colégio Tiradentes: "Já aconteceu outras vezes"Para movimentar grandes quantias de dinheiro, a organização utilizava-se de empresas fictícias e contas bancárias abertas para a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e outros crimes.
Segundo o Gaeco, o dinheiro circulava pelas contas de diversas pessoas físicas e jurídicas até finalmente chegar a terceiros supostamente vinculados ao esquema criminoso como se fosse lícito.
Durante a investigação, os bens e contas bancárias dos suspeitos foram bloqueados, valores que chegavam a R$ 850 milhões. Além disso, foram apreendidos nove veículos e 15 imóveis.
Em Minas Gerais, integraram a ação a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Delegacia Especializada Antissequestro (DAS) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Ao todo são 80 policiais civis, quatro delegados de Polícia Civil, uma Procuradora de Justiça, sete Promotores de Justiça, quatro policiais penais federais e quatro servidores do Ministério Público.