Um homem de 58 anos, morador de Formiga, no interior de Minas, foi vítima de um golpe de falso leilão de veículos e perdeu R$ 147 mil, transferidos ao falso leiloeiro. De acordo com o boletim da Polícia Civil, após o lance, esta pessoa entrou em contato com a vítima e a orientou a realizar o procedimento.
A vítima relatou aos policiais que, no domingo (7/8), acessou um site de leilões de veículos e ofertou dois lances em caminhões. Na terça-feira (9), recebeu uma mensagem de que os lances teriam sido aceitos.
Então, manteve contato com o suposto representante da empresa, para enviar documentos, transferir o dinheiro e, assim, receber os veículos. O morador disse que consultou o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa no site da Receita Federal e ela estava ativa. Por isso, enviou o valor.
Mas, depois do pagamento, nenhuma ligação foi atendida e o suposto leiloeiro desapareceu. Desconfiado de que teria caído em um golpe, o homem registrou o boletim de ocorrências.
Como é o golpe do falso leilão
De acordo com a polícia, no golpe do falso leilão de veículos, os criminosos criam uma página na internet e expõem veículos com alto valor de mercado, como caminhões, para serem leiloados abaixo do valor.
Eles incluem documentações, informações sobre conservação e mais detalhes, para disfarçar e dar credibilidade ao site. Assim, atraem vítimas interessadas nas compras.
Então, entram em contato, se passando por leiloeiros e pedem a transferência dos valores, e posteriormente cortam a comunicação com as vítimas.