Pelo menos 8 macacos apareceram mortos em uma praça de Campo Belo, no Centro-Oeste de Minas, desde 30 de julho. Nessa quarta-feira (10/8) o setor de Zoonoses da prefeitura informou que investiga o caso e adiantou que não há relação com o surto de varíola dos macacos.
Segundo a prefeitura, alguns macacos estavam com ferimentos no corpo. Mas outros animais não apresentaram lesões externas, o que chamou a atenção dos especialistas.
Em entrevista à EPTV, o coordenador de endemias de Campo Belo, Everton Ribeiro, explicou que moradores relataram a situação ao setor e, na investigação, os corpos dos animais foram encontrados.
“Fizemos a coleta e enviamos para o centro de zoonoses em BH", completou. A prefeitura aguarda os resultados.
Varíola dos macacos é descartada
A varíola dos macacos, declarada como uma Emergência Global pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não tem relação com a morte dos animais em Campo Belo, assegura a prefeitura.Leia: Porta-voz da OMS sugere adotar novo nome para varíola dos macacos
A Sociedade Brasileira de Primatologia informou que o atual surto não tem transmissão para seres humanos por meio dos primatas.
“Todas as transmissões identificadas até o momento pelas agências de saúde no mundo foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas”, diz o comunicado da prefeitura.