O novo endereço é na avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 2.777, ao lado da estação Carlos Prates do metrô de BH. O horário de atendimento será o mesmo do atual, das 7h às 19h nos dias de semana.
O serviço estará suspenso na próxima semana, do dia 15 ao 19, até a reabertura. Nesse período, será feita a transferência de equipamentos, documentos e medicamentos para o novo local de atendimento.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para evitar que os usuários fiquem desassistidos, os medicamentos têm sido entregues em quantidade suficiente para manter o tratamento até o próximo agendamento.
Carla Marques, usuária da Farmácia de Minas, tem boas expectativas da nova unidade. “Estão dizendo que lá no Carlos Prates será maior, com mais atendentes, e eu espero que seja bem melhor”, afirmou.
Mudança de local traz promessa de menos filas
Quem depende da Farmácia de Minas para ter acesso a medicamentos está acostumado a enfrentar grandes filas, principalmente nos períodos mais duros da pandemia, em que o tempo de espera aumentou.
Apesar de o serviço funcionar por meio de agendamento, a unidade fica cheia com frequência, e muitos mineiros dependem desse serviço. Alguns dos remédios fornecidos pelo SUS por meio da Farmácia de Minas chegam a custar dezenas de milhares de reais, valores que tornariam o tratamento de muitos pacientes impossível, se não fosse gratuito.
A mudança de local foi anunciada pelo governado estadual em abril deste ano. Em coletiva na nova unidade do Carlos Prates, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que o problema das filas vai ser solucionado. “Garanto que aqui nós vamos acabar. (…) Assim que inaugurar, nós já vamos ter uma melhoria expressiva. E à medida que você fizer os ajustes finos, caso ainda tenha algum atendimento que demore, nós vamos estar reduzindo”, disse.
O local tem 2.258,29 m². Serão ao todo 120 cadeiras de espera e 74 guichês, sendo oito de triagem e 66 de atendimento. Também haverá três salas para assistência farmacêutica. A nova Farmácia de Minas também contará com a Rede de Frio, onde se distribui e armazena vacinas e insumos para BH e Região Metropolitana.
Segundo a SES-MG, a Farmácia de Minas está presente nos 28 núcleos de assistência farmacêutica no estado. Cerca de 200 mil usuários são atendidos com o fornecimento de 246 medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
A unidade de Belo Horizonte é a maior em número de atendimentos e dispensação do CEAF. De acordo com a secretaria, mais de 2.500 pessoas são atendidas diariamente, no horário das 7h às 19h, e dispensa em média 52 mil medicamentos por mês.
* Estagiária sob supervião do subeditor Thiago Prata