Um fato inusitado chamou a atenção de turistas e moradores de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, e divertiu a internet nesse fim de semana. Um recém morador da cidade histórica encontrou uma forma diferente para subir as ladeiras de tirar o fôlego.
Em um vídeo, o estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) aparece subindo uma rua montado em um monociclo elétrico carregando dois colchões, motivo suficiente para diversos comentários e brincadeiras.
"Ouro Preto não é para amadores. Bom que se cair o colchão já amortece, é esse equilíbrio que preciso na vida. Um brinquedo novo chega ao interior, só assim para aguentar essas ladeiras" disseram internautas nas redes sociais.
Leia Mais
Ouro Preto está entre locais investigados por lavagem de dinheiro de drogasOuro Preto: familiares pedem ajuda para encontrar morador desaparecidoFotógrafo faz ensaio de amigas idosas em Ouro Preto e viralizaMaioria dos presos em Ouro Preto sofre de saúde mental, diz juizQueiroga escolhe Ouro Preto para simbolizar o 'Dia D contra a poliomielite'Sorvete com sabor asiático fisga viajantes na beira da estradaOuro Preto: local onde casarão desabou terá praçaApós o episódio, o monociclista conta que virou atração no Centro Histórico. Ele conta que na rua onde está localizada a república, as pessoas param para ver as habilidades do estudante em cima da roda.
“Mais do que divertir as pessoas com esse jeito engraçado de usar o monociclo, essa foi a forma que encontrei para que elas conheçam o modal elétrico e vejam como é prático”, conta.
Mobilidade
A ideia de trazer o monociclo para a cidade histórica foi devido à facilidade de locomoção, tamanho do equipamento e economia no bolso. O estudante disse que mora em Ouro Preto e faz graduação em economia no campus da UFOP, em Mariana, uma distância de 13 quilômetros, e viu no monociclo a melhor solução de transporte.
“Com o transporte público, essa viagem seria de 40 minutos, com o monociclo levo 20 minutos. Para minha segurança, só passo em lugares onde a velocidade máxima é de 60 quilômetros e em locais com acostamento adequado e não piloto em dias de chuva”.
Caetano afirma que a sua presença nas ruas da cidade além de divertir as pessoas por meio da curiosidade pode levantar a discussão sobre a mobilidade urbana. O uso do veículo que mais parece um objeto que veio do futuro já faz parte do cotidiano em cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
“Faço parte de um grupo que se chama Monoturismo, é um passeio de monociclos elétricos por diversas cidades do país e, agora que estou morando em Ouro Preto, pretendo trazer o passeio para cá, quem sabe termos mais adeptos e, assim, mostrarmos que temos outras alternativas de transporte na cidade, conclui”.