Jornal Estado de Minas

VULNERABILIDADE SOCIAL

Uberaba: cresce número de pessoas em situação de rua

De acordo com dados atualizados no início dessa semana pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba, no Triângulo Mineiro, o número de pessoas em situação de rua na cidade cresceu de 202, no meio do ano de 2021, para 286. Além disso, a população sem moradia no munícipio é ainda maior, ou seja, mais de 450 pessoas estão nessa situação.




 
Segundo a titular pela pasta da Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba, Gicele Gomes, atualmente, há sete casas de acolhimento em Uberaba, sendo que essas oferecem 224 vagas para acolher a população adulta e famílias que utilizam a rua como moradia, com 173 vagas, preenchidas.
 
“O nosso objetivo não é aumentar esse número de vagas e, sim, melhorar no atendimento, conseguindo tirar essas pessoas dessa situação”, contou Gicele.
 
“Ainda precisamos analisar melhor esses números para entendermos os motivos do crescimento de moradores de rua em Uberaba. Se está relacionado à pandemia, ao aumento do número de imigrantes nessa situação, entre outros fatores”, complementou.




 
Em Uberaba, ao ver uma pessoa em situação de rua, o cidadão pode acionar a Abordagem Social pelo (34) 99667-4451.

População em situação de rua

Começou hoje no município a 1ª Semana de Luta da População em Situação de Rua. Até a próxima sexta-feira (19/8), Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, acontecem em Uberaba mutirão de atendimento, oficinas em casas de acolhimento e encontro da rede.
 
"Será um momento em que vamos discutir as políticas públicas voltadas a esse grupo, com todos os desafios e perspectivas envolvidos no trabalho. Também preparamos uma programação para envolver diretamente nosso público, com atividades nas instituições de acolhimento e na Praça da Rodoviária", destacou a chefe do Departamento de Proteção Social Especial da Seds, Claudia Cristina da Silva.
 
Os encontros vão reunir representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Seds) e de Saúde, Ministério Público e técnicos das casas de acolhimento cofinanciadas pela Seds.
 
Amanhã (17/8), a 1ª Semana de Luta da População em Situação de Rua de Uberaba continua com a Oficina das Emoções, que promoverá um momento de integração entre a população de rua que está na Casa de Acolhimento São Mateus.
 
No dia seguinte, será a vez dos acolhidos da Casa Dia compartilharem as vivências em uma roda de conversa.
 
A programação se encerrará na sexta-feira (19/8), com mutirão de atendimento na Praça da Rodoviária, ponto de concentração de pessoas em situação de rua e onde das 8h às 12h haverá teste rápido para doenças sexualmente transmissíveis, corte de cabelo, cadastro para benefícios sociais e atividades esportivas e culturais.