A área de escape fica na altura do km 541, no sentido Vitória (ES), entre a rodovia BR-040 e o trevo do Betânia, próximo ao acesso ao Bairro Buritis. Ela amplia a pista e tem uma "piscina de concreto" com brita e cerâmica que permite que veículos com problemas como perda dos freios desacelerem rapidamente com segurança.
Segundo a PBH, equipes da BHTrans, da Via-040 e da Polícia Militar Rodoviária isolaram a área e o reboque foi acionado para retirar o veículo "assim que as condições do trânsito no local forem favoráveis". A caixa de argila também será recomposta após a remoção.
A área de escape construída pela Prefeitura de Belo Horizonte evitou hoje um acidente e ajudou a salvar vidas.
%u2014 Fuad Noman (@fuadnoman) August 16, 2022
Um caminhão carregado de minério perdeu o freio e, obedecendo a sinalização de advertência, manobrou o veículo até a área. pic.twitter.com/WiMmnKjGVG
Segurança no Anel
Em coletiva de imprensa em 2 de agosto, após a inaguração da área de escape, o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, afirmou que a eficácia da estrutura depende da prudência dos motoristas. Segundo ele, é necessário um controle mais efetivo de velocidade e cumprimento das normas de tráfego na via. "Não é só a área de escape. A velocidade que caminhões e ônibus trafegam na via é imprudente. Não adianta querer ultrapassar em um trecho desse e falar que o motorista não conhece a via", disse.
As obras da área de escape também incluíram melhorias na drenagem pluvial, com a construção de uma travessia subterrânea no Anel Rodoviário, com a criação de estrutura para descida d'água em degraus. A intenção é melhorar o direcionamento adequado das águas da chuva. De acordo com a PBH, o investimento foi cotado em R$ 3,5 milhões.