Os casos confirmados de varíola dos macacos cresceram 43% em apenas uma semana em Minas Gerais. Balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES) indicam 159 pacientes positivos para a doença, contra 111 em 11 de agosto. Até o momento, 360 notificações foram descartadas. Outras 542 estão sendo investigadas.
Do total de confirmações, 108 foram na capital mineira. Contagem, na Grande BH, vem em seguida, com nove casos. Betim, Juiz de Fora, Santa Luzia e Uberlândia registraram, cada uma, quatro notificações positivas.
Até o momento, Minas Gerais teve um óbito em decorrência da varíola dos macacos. Trata-se de um homem, de 41 anos, que morava em Belo Horizonte e apresentava outras condições clínicas graves. Ele morreu em 28 de julho, depois de ficar internado no Hospital Eduardo de Menezes, referência no tratamento de doenças infecciosas.
Dos casos confirmados, apenas uma mulher. A paciente, de 26 anos, moradora de Betim, na Grande BH, é uma puérpera e está em tratamento domiciliar. O restante são homens de 21 a 61 anos. Um deles permanece internado por necessidades clínicas, informou a Secretaria de Estado de Saúde.
Ainda segundo a pasta, em todas as situações os contactantes estão sendo monitorados pelas secretarias municipais. Até o momento, apenas Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.