Nesta sexta-feira (19/8), moradores do aglomerado Cabana do Pai Tomás, na Região Oeste de Belo Horizonte, serão contemplados com o projeto Cidadania em Ação na igreja São Geraldo, na Rua São Geraldo, 110, das 9h às 16h. A iniciativa busca articular parcerias para o atendimento às demandas apresentadas pelas lideranças e instituições do aglomerado.
“O cidadão poderá fazer consultas sobre aposentadoria, receber orientações jurídicas, fazer a carteira de trabalho digital, segunda via do título de eleitor, certidão de nascimento, casamento e óbito e cadastro na tarifa social de energia elétrica. Será possível, também, cadastrar currículo no Sistema Nacional de Emprego (Sine)”, explica o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um dos articuladores do projeto por meio do Programa Cidadania em Rede.
Leia Mais
Parque do Confisco retrata conquista social de uma comunidadePBH oferece sepultamento gratuito para pessoas em vulnerabilidade socialMutirão das Famílias 2023 está com inscrições abertas em 51 cidadesHomem é preso após ir a centro de saúde e agredir funcionáriaArquidiocese organiza manhã solidária para população em situação de ruaA ação também tem apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Centro Mineiro de Alianças Intersetorias (CeMAIS) e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
“Haverá ação para o jovem aprendiz entre outras atividades como atrações culturais, palestras e rodas de conversa sobre eleições, violência doméstica e direitos das crianças e dos adolescentes!”, complementa o órgão.
Confira a programação
9h - Abertura e apresentação cultural
10h - Palestra Processo eleitoral como garantia de direitos e simulação de votação. Carlos Donizetti Ferreira da Silva, juiz Diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte (Tribunal Regional Eleitoral -MG).
11h - Palestra Conhecendo os direitos e deveres da criança e do adolescente - ECA, Valéria Rodrigues Queiroz, desembargadora superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (COINJ/ TJMG).
13h - Roda de conversa Gestão Organizacional e Rede Terceiro Setor. CeMAIS e Centro Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAOTS/MPMG).
14h - Roda de conversa sobre violência doméstica: escuta e orientações. CAO das Promotorias de Justiça de combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVP/MPMG) e Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do TJMG.
Serviços e atendimentos
Orientações e acesso a Direitos Previdenciários (INSS); segunda via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito (Recivil); segunda via Título de Eleitor (TRE-MG); carteira de trabalho digital; cadastros no Sine para vagas de emprego; ação voltada para jovem aprendiz (Cesam-MG/ Salesiano); orientações jurídicas (Escritório Nepomuceno Soares - Advogados Associados); cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica; informações sobre regularização de débitos; emissão de segunda via de conta e atendimento em geral (Cemig); orientações do Centro de Reconhecimento de Paternidade (TJMG); pedidos de informação, recebimento, análise e encaminhamento de críticas, elogios, sugestões, reclamações e denúncias (Ouvidoria MPMG); pedidos de informação, recebimento, análise e encaminhamento de críticas, elogios, sugestões, reclamações e denúncias (Ouvidoria TJMG).