Belo Horizonte registra hoje (19/8) o primeiro caso de varíola do macaco em um idoso, do sexo masculino, de 61 anos. O quadro clínico não foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Leia Mais
Varíola dos macacos: casos confirmados sobem 43% em apenas uma semanaVaríola dos Macacos: puérpera de Betim é a 1° mulher a se infectar em MinasVaríola dos macacos: Minas ultrapassa 100 casos confirmados de monkeypoxVaríola dos macacos: com 317 casos, evolução da doença em Minas desaceleraBalada LGBTQIAP+ promove roda de conversa sobre varíola dos macacosVaríola dos macacos: Anvisa libera vacina e medicamento sem registroLadrões usam lote vago para invadir loja de doces na Savassi pelo telhado
Todos os casos estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). O vírus da monkeypox pode ser transmitido por meio de contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas.
Há também o risco de contágio no uso de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados.
Em caso de sintomas como febre, dores musculares e lesões na pele, deve-se procurar uma unidade de saúde.