Os ipês brancos de Belo Horizonte começaram a florescer nesta semana. A árvore que simboliza a cidade também é conhecida pelas flores amarelas e rosas, que aparecem inicialmente ao longo do outono e do inverno, colorindo as ruas belo-horizontinas.
Leia Mais
Conheça a espécie mais rara de ipê em BHIpê roxo 'colore' áreas próximas à Serra do CurralIpês rosa abrem a temporada de floração da árvore símbolo de BHSerra do Curral terá plantio de ipês neste sábado (11)Idosa cuida de árvores e flores em praça de BHVídeo: galinha resiste a calor e fumaça de queimada para proteger ninhoOs ipês de BH são árvores de nove espécies diferentes, com origens de várias partes do mundo, cada uma com sua cor única. Nem mesmo a correria da vida urbana impede moradores e visitantes de desviar o olhar, nem que seja por alguns segundos, para apreciar as sedutoras copas dos ipês emplumadas com folhas amarelas, rosas, roxas, brancas e verdes.
O ipê branco da Praça da Liberdade, a "Noiva da Praça", começou a florescer nesta semana. Com um leve aroma, as flores atraem muitas abelhas e polinizadores. A floração só dura três dias, por isso é bom correr para ver de perto.
A importância das árvores na cidade
Os ipês são típicos do inverno, estação fria, com menor incidência de chuva e, por consequência, com o solo mais seco. As árvores da espécie transpiram bastante, o que ajuda na umidade do ar.
A arborização da cidade, não só com os ipês, contribui para a qualidade da água e do ar, traz benefícios para a saúde das pessoas e dos animais e aumenta a permeabilidade do solo, especialmente nos períodos de chuva.
A chamada "infraestrutura verde" é composta por áreas e elementos naturais paisagem urbana que conservam os valores e funções dos ecossistemas naturais nas cidades, questão fundamental principalmente quando se trata da adaptação às mudanças climáticas.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata