Os primeiros 15 dias de agosto colocam o Estado em alerta, com 1.865 chamados para incêndios em matas. Com essas condições, o fogo, quando atinge uma área de mata, se espalha rapidamente.
A estimativa é que as ocorrências neste mês superem as 3.699 registradas em julho. E, naquele mês, o número já foi 67% maior do que o total de junho, quando foram recebidas 2.214 chamadas para combater incêndio em áreas florestais.
GRANDE BH
Em 20 horas de trabalho, os bombeiros ainda não conseguiram debelar totalmente o incêndio em uma vegetação próxima ao Condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima, Região Metropolitana de BH.
As chamas começaram na tarde dessa sexta-feira (19/8) e se alastraram rapidamente, oferecendo risco aos moradores próximos ao local. Segundo a corporação, o tempo todo surgem novos focos de incêndio, o que demanda monitoramento constante da área.
O incêndio atinge uma área de preservação ambiental, próxima à famosa "trilha perdida", clássico percurso de mountainbike em Minas. Até o momento, foram queimados, aproximadamente, 115 hectares.