Jornal Estado de Minas

INCÊNDIO

Voluntários tentam controlar incêndio que avança na Lapinha da Serra

Brigadistas voluntários tentam combater um incêndio em Lapinha da Serra, município de Santana do Riacho, na Região Central de Minas. Uma das principais nascentes que servem de abastecimento à cidade atualmente foi 'carbonizada' pelo fogo. Chamas começaram na sexta-feira (19/8) e o combate continua na manhã deste domingo (21/8).





 

A região que cerca o vilarejo, entre a Serra do Cipó e a Serra do Espinhaço, é destino procurado para turismo ecológico e de aventura. A área não faz parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O combate ao fogo é feito por brigada voluntária.

 

 

 

Segundo informações da Brigada Guardiões da Serra, o fogo atingiu todos os canos utilizados no abastecimento de água da cidade de Santana do Riacho.

 

Segundo a Copasa, o abastecimento de água da Serra do Cipó, que é de responsabilidade da empresa, está normal. A sede do município de Santana do Riacho não é atendida pela empresa.





 

A reportagem do Estado de Minas tentou contato na prefeitura de Santana do Riacho, mas não obteve retorno.

 

 

 

O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã deste domingo (21/8) para ajudar no combate e já está no local.

 

Em 2020

 

Pelo WhatsApp, integrantes da Guardiões da Serra relatam preocupação de que a situação registrada em 2020 se repita e falam em 'exaustão das equipes'.

Em outubro daquele ano, a região de Santana do Riacho sofreu com as chamas que atingiram a área da Lapinha da Serra durante cinco dias. Conforme os bombeiros, a área queimada, calculada em sobrevoo, foi de aproximadamente 2,8 mil hectares.