Brigadistas voluntários tentam combater um incêndio em Lapinha da Serra, município de Santana do Riacho, na Região Central de Minas. Uma das principais nascentes que servem de abastecimento à cidade atualmente foi 'carbonizada' pelo fogo. Chamas começaram na sexta-feira (19/8) e o combate continua na manhã deste domingo (21/8).
A região que cerca o vilarejo, entre a Serra do Cipó e a Serra do Espinhaço, é destino procurado para turismo ecológico e de aventura. A área não faz parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O combate ao fogo é feito por brigada voluntária.
Segundo informações da Brigada Guardiões da Serra, o fogo atingiu todos os canos utilizados no abastecimento de água da cidade de Santana do Riacho.
Segundo a Copasa, o abastecimento de água da Serra do Cipó, que é de responsabilidade da empresa, está normal. A sede do município de Santana do Riacho não é atendida pela empresa.
A reportagem do Estado de Minas tentou contato na prefeitura de Santana do Riacho, mas não obteve retorno.
O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã deste domingo (21/8) para ajudar no combate e já está no local.
Em 2020
Pelo WhatsApp, integrantes da Guardiões da Serra relatam preocupação de que a situação registrada em 2020 se repita e falam em 'exaustão das equipes'.
Em outubro daquele ano, a região de Santana do Riacho sofreu com as chamas que atingiram a área da Lapinha da Serra durante cinco dias. Conforme os bombeiros, a área queimada, calculada em sobrevoo, foi de aproximadamente 2,8 mil hectares.