Um cachorro do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, testou positivo para varíola dos macacos. Esse é o primeiro caso de um animal infectado pela doença no país. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na noite desta terça-feira (23/8).
Por meio de nota, a autarquia informou que o animal é um filhote de cinco meses, que contraiu a doença de seu tutor. De acordo com a SES-MG, o cachorro começou a apresentar sintomas há dez dias, cerca de uma semana após o início dos sintomas de seu dono.
"O tutor foi orientado a manter o animal em isolamento e a adotar medidas sanitárias para a rotina de alimentação do cão e de higienização do local", informou a pasta. Ao cuidar do cachorro, o homem deve usar luvas, máscara, blusa de manga comprida e calça para proteção da pele, bem como fazer a desinfecção da área com água sanitária.
Ainda de acordo com a SES, esse é o primeiro caso registrado de transmissão da doença do ser humano para animais. "Existem dois relatos no mundo, nos EUA (Estados Unidos da América) e França, em que a potencial transmissão de humano a animal está sendo estudada", destacou a nota.