Neste período, em outras cidades mineiras, são realizados festejos religiosos e manifestações folclóricas, juntamente com shows artísticos e culturais, como as Festas de Agosto de Montes Claros, que movimentou a cidade-polo do Norte de Minas entre os dias 17 e 21 desse mês.
Leia Mais
Encanto das Festas de Agosto atrai milhares de pessoas em Montes ClarosMontes Claros: início das Festas de Agosto colore as ruas nesta quinta (18)'Festas de Agosto' são destaque em exposição de fotos em Montes ClarosFestas de Agosto: fiéis preservam tradição em Montes ClarosPrefeitura de BH auxilia motoristas na mudança de categoria da CNH
Conforme registro da historiadora Natividade de Jesus Mendes Fonseca, moradora do município, por volta de 1930 e 1932 (quando Mirabela era distrito de Montes Claros, começaram a ser realizadas as festas religiosas do lugar, dedicadas à Nossa Senhora, Santa Terezinha, e ao Divino Espírito Santo.
Na década de 1970, as “Festas de Agosto” de Mirabela, dedicadas a Bom Jesus e ao Divino Espírito Santo, passaram a contar também com uma programação de apresentações musicais.
No entanto, relata a historiadora, a mistura do “sagrado e o profano” desagradou a Igreja Católica. Por isso, desde 1999, houve uma divisão: as Festas de Agosto continuaram sendo realizadas neste mês somente com a parte musical, incluindo forró, shows e a “alvorada”, um dos momentos mais esperados da tradição, quando uma banda de música ou trio elétrico sai pelas ruas, com a participação de centenas de pessoas.
A parte religiosa do evento foi transferida para o mês de maio, quando acontece na cidade a Festa do Divino Espírito Santo. Mirabela tem como padroeiro São Sebastião (cujo dia é comemorado em 20 de janeiro). A cidade foi fundada em terras “doadas” a São Sebastião e, recentemente, começou um processo de regularização fundiária dos imóveis do município, conforme revelou série de reportagens do Estado de Minas.
Por meio de uma lei municipal, a festividade foi declarada como patrimônio imaterial de Mirabela, que, além de ser chamada de "terra do santo", também é conhecida como a "capital da carne de sol". O município se destaca ainda na produçao de pequi.
O acontecimento volta a ser realizado depois de dois anos de suspensão por causa da pandemia do coronavírus. De acordo com a Prefeitura de Mirabela, que organiza o evento com o apoio da Câmara de Vereadores local, são esperados cerca de 40 mil pessoas durante os três dias de programação, lotando hotéis e pousadas e movimentando a economia e o comércio da cidade.
Na noite desta sexta-feira estão previstas as apresentações de Maria Eduarda, Forrozão Evidência, DJ Daniel Fernandes e a atração nacional, Thúllio Milionário. Para o sábado, estão marcados os shows de Edson Ribeiro, Vellozo Neto, Solado Solto e DJ Daniel Fernandes e abanda Guig Ghetto.
Trio elétrico às 5 horas da manhã
Imagine um trio elétrico tocando nas ruas às 5 horas da manhã. Pois é isso que acontecerá em Mirabela no domingo, ultimo dia das Festas de Agosto. A alvorada, considerada o ponto alto dos festejos, contará com um trio elétrico, que será “puxado” pela banda “Parangolé”.