(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

Centro de BH concentra casos de furto cometidos por adolescentes em 2021

Levantamento do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional aponta que das 1.336 ocorrências, 271 aconteceram na Região Centro-Sul


26/08/2022 12:36 - atualizado 26/08/2022 12:54

Visão da Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte
Hipercentro de BH lidera ocorrências de furtos cometidas por adolescentes (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O hipercentro de Belo Horizonte concentra o maior índice de furtos cometidos por adolescentes em 2021. Os dados são do levantamento anual do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH), divulgados nesta sexta-feira (26), em entrevista coletiva. 

Conforme o documento, furto é a terceira ocorrência mais cometida pelos jovens que passaram pelo centro. Com 271 registros, o ato ficou atrás apenas do tráfico - com 1.336, e uso de drogas - com 288. 

Durante o ano passado, 166 furtos foram cometidos por menores de idade na região Centro-Sul da capital. A regional é seguida pela Oeste, com 23 ocorrências, e Pampulha, com 16.

Leia também: Número de jovens que cometeram delitos em BH teve queda; entenda

De acordo com o juiz da Vara Infracional da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Afrânio Nardy, o local é visado pelas organizações criminosas que “aliciam” os jovens devido ao grande número de pessoas. 

Tráfico de drogas 


Liderando o levantamento dos registros de tráfico de drogas na capital, o CIA-BH identificou que as regionais Nordeste, Venda Nova e Noroeste foram as que tiveram os maiores índices de ocorrência em 2021.

Ao todo, 1.336 ocorrências sobre o crime foram encaminhadas para o centro integrado de atendimento. 
 

Perfil dos adolescentes 


Além de dados estatísticos, o levantamento do CIA-BH também aponta o perfil dos jovens infratores. Conforme o documento, os  suspeitos de furto são, sobretudo, do sexo masculino, de 16 a 17 anos, em situação de extrema vulnerabilidade social. 

Os suspeitos de praticarem tráfico de drogas também são do sexo masculino, de 16 e 17 anos, porém em alta vulnerabilidade social e com ensino fundamental completo. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)