Um homem foi preso no início da noite dessa quinta-feira (25/8) acusado de manter em cárcere privado a esposa e os três filhos dela, todos adolescentes, em Montes Claros, no Norte de Minas. Eles conseguiram fugir com a ajuda de um vizinho, que chamou polícia. O autor foi preso em flagrante.
No depoimento, a vítima narra que a violência começava quando ela tocava no assunto de separação, e que nos últimos meses apanhou todos os dias, assim como os filhos. No dia da prisão do suspeito não foi diferente. A mulher relata que só podia sair com o marido se ela fosse na casa da mãe, e que quando chegavam em casa, ela apanhava.
Segundo a delegada do caso, Karine Maia, a mulher foi vítima de Stalking. O crime consiste na perseguição de alguém “reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade”. No Código Penal brasileiro, o Stalking é evidenciado na lei nº 14.132/21.
“Quando o caso chegou aqui, nós descobrimos que há mais cinco vítimas, mulheres dele, e mais quatro inquéritos instaurados de outras mulheres. Agora vamos dar celeridade. Isso não aconteceu porque não existia uma situação de flagrante. Por isso ele não tinha sido preso”, revelou a chefe da Delegacia da Mulher.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito fazia sempre a mesma coisa com as vítimas: as trancava, batia e ameaçava.