Após previsões de finalização das obras que não foram cumpridas, a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decidiu, mesmo assim, liberar as vias do Viaduto Beatriz, na manhã desta terça-feira (30/8), como parte das comemorações pelos 111 anos da cidade. Um show de Zé Ramalho acontece no Espaço Popular, Região Central, às 19h, encerrando as festividades na data de aniversário do município.
Segundo o Executivo municipal, no momento o Complexo Viário recebe a terraplanagem do estacionamento de ônibus do terminal, com previsão de término até o fim de 2022. Anteriormente, o processo de reestruturação do complexo estava parado há mais de um ano, quando as obras foram retomadas em fevereiro de 2021.
Leia Mais
Obras no viaduto Beatriz causam alterações no trânsito em ContagemVia Expressa é interditada em Contagem para duplicação do Viaduto BeatrizBR-135 terá interdição parcial para obras de ampliaçãoIncêndio e tombamento de caminhão travam trânsito em Contagem Contagem vacina cães e gatos contra a raiva neste sábado (17/9)Obra inacabada multiplica transtorno em ContagemAcordo prevê obras de mobilidade entre BH e Nova LimaQueda na temperatura em BH: mínimas podem atingir 8°C até sexta-feira (2/9)Conforme divulgou reportagem do EM, em julho de 2021, as intervenções seriam entregues ainda no segundo semestre daquele ano. Em maio de 2022, a previsão de conclusão dos trabalhos era este mês, o que novamente não aconteceu. Agora, a prefeitura optou por liberar as vias, mas disse que a inauguração oficial vai acontecer em 20 dias.
Em relação à parte das obras já concluídas, a prefeitura destacou que “o número de faixas que compõem o trecho, sobre a Via Expressa e a linha férrea, passa de duas para quatro, no sentido bairro Eldorado e, para três, em direção à região Sede, melhorando, significativamente, o fluxo de cerca de 80 mil veículos que passam pelo local diariamente”.
“Além da ampliação, foram realizados serviços de urbanização, como meio-fio, passeio, sarjeta, drenagem superficial com bocas-de-lobo, e instalados piso tátil e guarda-corpos para garantir a segurança dos pedestres”, pontuou a prefeitura, destacando que também foi feito o alargamento da alça do viaduto, sobre a Via Expressa, “para melhorar o raio de giro dos ônibus e carretas”.
O custo da obra, considerando o que falta finalizar, é de cerca de R$ 16 milhões, financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo a prefeitura, que justificou o atraso na conclusão afirmando que a empresa responsável não cumpriu o prazo previsto para este mês.
Por fim, a Prefeitura de Contagem lembrou que, na ampliação dos viadutos, que faz parte do projeto do Complexo Viário Beatriz, “está incluído o novo traçado da Avenida João César de Oliveira, que está sendo deslocada para a direita até a alça de acesso à Via Expressa em direção à Betim”.
“A alteração do corredor é necessária para que o Terminal Sede do Sistema Integrado de Mobilidade - SIM seja, futuramente, construído nas pistas centrais da avenida, integrando a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai ligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem”, finalizou.