Manga, no Norte de Minas, comemora 99 anos na próxima quarta-feira (7/9). Localizada à margem esquerda do Rio São Francisco, a cidade de cerca de 18 mil habitantes começa a celebrar o aniversário da emancipação já nesta segunda-feira (5/9) (veja a programação no fim desta matéria).
A história da cidade remonta a um período ainda mais antigo que os 99 anos celebrados. A região de Manga era ocupada pelos povos indígenas de Coroados, Vermelhos, Xakriabás, Gamelas, Rodelas, Tapuias e outras etnias. A chegada das bandeiras de Antônio Figueiras, Januário Carneiro e Matias Cardoso foi um evento que marcou a região no século XVII.
A economia da cidade é baseada na agropecuária, no comércio e na prestação de serviços. O turismo, com os passeios de barco pelas águas do Rio São Francisco, as praias do Velho Chico e o Parque Estadual da Mata Seca também contribui para a movimentação financeira na cidade.
Outro ponto famoso de Manga é a tradicional feira do Mercado Municipal às segundas-feiras, onde são vendidas comidas típicas da região como rapadura, farinha, linguiça, queijo, requeijão, doces, frutas do cerrado, manteiga, biscoitos, temperos e cachaças.
Tradição e Cultura
As manifestações culturais mais conhecidas da cidade são a Dança de São Gonçalo e a Folia de Reis. A Banda Filarmônica Santa Cecília também é uma atração cultural tradicional em Manga.
Na arquitetura, destacam-se os casarões antigos como a casa do Coronel Bembém, prédio onde funcionou a primeira Prefeitura; as ruínas da Cia Manga (Usina); o prédio da Escola Olegário Maciel; e do antigo Mercado (Atual Secretaria de Saúde). Bares e restaurantes também compõem o cenário de Manga e oferecem iguarias típicas do Norte de Minas, como peixe frito e moqueca, carne de sol com mandioca, churrasco, biscoitos, doces e produtos do milho verde e da mandioca.
A população de Manga é também patrimônio da cidade. Reconhecida pela longevidade de seus habitantes. Manga possui e possuiu diversas pessoas que superaram a marca dos 100 anos ainda antes do município. É o caso do sargento Olímpio Martins, falecido em 2020 com 112 anos, sendo, à época, o mais velho militar do Estado e dona Manoela falecida , recentemente , aos 102, e uma das mulheres mais idosas de Minas.
Agenda de eventos
As atrações para as festas de comemoração do aniversário de Manga acontecem na Área de Eventos Parque Uirapuru. Veja a lista:
Dia 5 Segunda- feira
- 21h – Show com Garanhão do Piseiro;
- 22h30 – DJ Gabriel Gava;
- 23 horas – Show com a Banda Swing Mineiro;
- 00h30 – DG Gabriel Gava;
- 01 hora – Show com Pedro Neres e Banda.
Dia 6 Terça-feira
- 20h – Show com Jhotapê;
- 23h – DJ Wagner Araújo;
- 00h – Show Pirotécnico;
- 00h15 – Show com Raí Saia Rodada;
- 2h15 – Show com Janisson Lima e Banda.
Dia 7 Quarta-feira
- 5h – Alvorada com a Banda Filarmônica Santa Cecília;
- 7h30 – Hasteamento das Bandeiras – Em frente à Prefeitura;
- 12h – Encontro de Som Automotivo – Parque de Exposições Paulo Leão de Alkmim (Evento Particular – Organização: DJ Ícaro Dourado);
- 16h – Desfile Cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil e aos 99 Anos de Manga;
- 20h – Missa em Ação de Graças ao Aniversário de 99 Anos de Manga – Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida;
- 21h30 – Show com a Banda Hit do Kebra;
- 22h30 – Show com Raí Vaqueiro;
- 23h30 – DG Dan Nogueira;
- 01 hora – Show com Vitinho Imperador.