Jornal Estado de Minas

DEPOIS DA FESTA

Com 300 mil pessoas, Virada Cultural tem 3,2 toneladas de lixo por hora


Após mais de 300 atrações, a sétima edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, realizada nesse fim de semana, reuniu cerca de 300 mil pessoas, o que gerou 79 toneladas de lixo em 24 horas de evento. O quantitativo corresponde a pouco mais de 3,2 toneladas por hora. 




 
Nomes como Fernanda Takai, Lamparina, Clara X Sofia, Nath Rodrigues, Pedro Morais, Flávio Renegado, dentre outros, comandaram a festa. Quase duas mil pessoas estiveram envolvidas nos trabalhos da Virada Cultural, entre artistas e outros profissionais da cultura. 

No entanto, para além da música, atividades esportivas e gastronômicas, manifestações artísticas como cinema, dança, teatro, entre outras, bateram ponto nos espaços como Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Avenida dos Andradas, Rua Guaicurus, Aarão Reis, Praça Sete e Avenida Assis Chateaubriand.

LEIA MAIS - Virada Cultural de BH atraiu multidão com música, protesto e alegria
 
Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) disponibilizou 204 agentes, que recolheram as 79 toneladas de resíduos. Já para a lavagem das praças Sete e da Estação foram necessários 370 litros de água, 400 litros de cloro e 480 quilos de sabão. 
 
“Os trabalhos envolveram 192 garis e 45 caminhões. Durante o evento, a SLU disponibilizou 190 contêineres de 240 litros cada, para que a população descartasse seus resíduos. Os serviços foram iniciados na sexta-feira (2), véspera da virada, e terminaram na manhã desta segunda-feira (5)”, informou a PBH em comunicado.