Mais da metade de Minas Gerais está sob alerta para baixa umidade do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Além de riscos à saúde, o tempo seco implica em um cenário propício para a propagação de incêndios de grandes proporções. Entre sábado e domingo, os bombeiros receberam mais de 200 chamados para conter o fogo em áreas de vegetação.
Leia Mais
Calor em BH: domingo tem previsão de altas temperaturasMinas Gerais arde com grande quantidade de incêndios em matasSerra do Curral: morador ajuda a apagar fogo com mangueira de jardimSeca extrema: cidades de Minas registram umidade do ar pior que de desertoMassa de ar quente traz tempo seco e altas temperaturas para MinasInmet emite alerta de baixa umidade do ar em dezenas de cidades mineirasNa Região Metropolitana de Belo Horizonte, um incêndio de grandes proporções na Serra do Curral preocupa moradores e demanda trabalho intensivo dos bombeiros desde a tarde de sexta-feira (11/9). A área afetada pelas chamas ainda não foi mensurada pelos militares, mas o impacto é perceptível até mesmo no ar da capital, que amanheceu no domingo sob a fumaça do fogo que consome o cartão-postal da cidade.
Na Região Central do estado foram registrados vários chamados para Ouro Preto, onde motociclistas são suspeitos de atear fogo em vários matagais nas zonas rurais da cidade e de São Bartolomeu, além de Cristal, distrito de Mariana.
Também no sábado, os bombeiros foram acionados para conter um incêndio florestal na área rural de Janaúba, no Norte de Minas. Segundo os militares, vários focos de fogo na vegetação de cerrado foram combatidos e área queimada foi de aproximadamente 2 mil metros quadrados.
Minas sob alerta
A maior parte do estado está sob algum tipo de alerta para tempo seco neste domingo. A situação está mais grave na Região Noroeste e parte do Norte de Minas, onde o Inmet aponta “grande perigo”. Com os índices de umidade relativa do ar em torno de 12%, o órgão adverte para a possibilidade de queimadas e problemas de saúde como dores de cabeça, desidratação e doenças pulmonares. Veja no fim da matéria a lista de municípios mineiros sob alerta.
Alertas de “perigo potencial” e “perigo” foram emitidos também para cidades das regiões do Triângulo Mineiro, Norte, Alto Paranaíba, Centro-Oeste e Central do estado, onde a umidade relativa do ar não deve superar a marca dos 30% neste domingo.
O Inmet indica beber bastante líquido, evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, utilizar hidratantes para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas como café e álcool.
Veja a lista das 67 cidades mineiras sobre grande perigo pela baixa umidade do ar:
- Abadia dos Dourados
- Arinos
- Bonfinópolis de Minas
- Bonito de Minas
- Brasilândia de Minas
- Brasília de Minas
- Buritis
- Buritizeiro
- Cabeceira Grande
- Campo Azul
- Chapada Gaúcha
- Claro dos Poções
- Cônego Marinho
- Coração de Jesus
- Coromandel
- Dom Bosco
- Formoso
- Francisco Dumont
- Guarda-Mor
- Ibiaí
- Ibiracatu
- Icaraí de Minas
- Itacarambi
- Jaíba
- Januária
- Japonvar
- Jequitaí
- João Pinheiro
- Juvenília
- Lagamar
- Lagoa dos Patos
- Lagoa Grande
- Lassance
- Lontra
- Luislândia
- Manga 3139300
- Matias Cardoso
- Mirabela
- Miravânia
- Montalvânia
- Montes Claros
- Natalândia
- Paracatu
- Patis
- Patos de Minas
- Pedras de Maria da Cruz
- Pintópolis
- Pirapora
- Ponto Chique
- Presidente Olegário
- Riachinho
- Santa Fé de Minas
- São Francisco
- São Gonçalo do Abaeté
- São João da Lagoa
- São João da Ponte
- São João das Missões
- São João do Pacuí
- São Romão
- Ubaí
- Unaí
- Uruana de Minas
- Urucuia
- Várzea da Palma
- Varzelândia
- Vazante
- Verdelândia