Os milhares de cidadãos haitianos que vivem em Belo Horizonte e região terão, por dois dias, a oportunidade de emitir e retirar documentos sem ter que ir até Brasília, na Embaixada do Haiti.
O consulado itinerante vai funcionar nesta terça (13) e quarta-feira (14/9), na PUC Minas, no Coração Eucarístico.
Entre os serviços que serão oferecidos estão a emissão de passaporte e da carteira de identidade haitianos, com marcação prévia, e a retirada de documentos já emitidos pela embaixada, sem marcação prévia, por ordem de chegada.
Os objetivos da iniciativa são facilitar os serviços consulares para imigrantes e diminuir o fluxo de demandas na embaixada, em Brasília. O acesso aos documentos é crucial para buscar trabalho formal, uma reivindicação básica dos imigrantes.
A ação é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a Embaixada do Haiti e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da PUC. A iniciativa tem o apoio do Serviço Jesuíta a migrantes e refugiados do Brasil.
A Cátedra Sérgio Vieira de Mello é um projeto do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) com universidades brasileiras para apoio a pessoas refugiadas ou em situação de refúgio. Essa é a primeira parceria entre a PBH e a Cátedra.
Comissão Consular da Embaixada do Haiti
Datas: 13 e 14 de setembro
Horário: 9h às 17h
Local: Av. Dom José Gaspar, 500 - Bairro Coração Eucarístico, entrada pelo acesso 5.
Telefones para contato: (31) 99210-3443/99210-3444