Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade terá seu dia celebrado amanhã (15/9), quando vai se tornar oficialmente padroeira da Arquidiocese de Belo Horizonte, que reúne 28 municípios.
Leia Mais
Arquidiocese organiza manhã solidária para população em situação de ruaArquidiocese terá que retirar portão em rodovia que dá acesso a igrejaIniciativa da Arquidiocese de BH chega a 12 mil refeições distribuídasMissas, procissão e arte barroca mantêm viva a festa de Santa LuziaSantuário de São Judas em BH celebra o dia do santo nesta sexta-feira (28)Nossa Senhora do Rosário: veja agenda de celebrações em cidades mineirasSerra da Piedade: fissura em rocha suspende visitas ao santuárioConforme a Arquidiocese de BH, o reconhecimento ocorre após pedido do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que celebrará Missa de Proclamação de Nossa Senhora da Piedade a Padroeira da Arquidiocese, amanhã, às 19h, na Catedral Cristo Rei.
Se o ícone da Arquidiocese de BH é a Nossa Senhora da Piedade esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814) e destaque no altar no santuário basílica na Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de BH, o da Arquidiocese será a escultura feita pelo artista Guilherme Marques e apresentada em 30 de julho.
Pesando mais de 2 toneladas (bronze e suporte de ferro), a peça tem 3 metros de altura, 4m de largura e 8m de comprimento (da ponta dos pés do Cristo ao final do manto de Maria).
INSPIRAÇÃO
Após receber o convite de dom Walmor, que conheceu por intermédio do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Geovane Luís da Silva, o escultor Guilherme Marques se espelhou no ícone de Nossa Senhora da Piedade, do século 18, do mestre Aleijadinho, obra que está no altar da Ermida da Padroeira de Minas Gerais – menor basílica do mundo, no ponto mais alto do Santuário da Serra da Piedade. Mas, inspirado, deu seu toque particular, incorporando as montanhas ao manto.
PROGRAMAÇÃO
Amanhã (15/9), Dia de Nossa Senhora da Piedade
- Na capital
19h, na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte – Missa de Proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira da Arquidiocese de BH.
- Na Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH
9h – Solene celebração eucarística presidida pelo arcebispo dom
Walmor, no santuário basílica
12h – Terço da Piedade
15h – Celebração Eucarística
18h15 – Reza do terço “Ao redor da Mãe”, no Santuário Mãe Piedade