Jornal Estado de Minas

QUE CALOR

BH registra temperatura recorde de 36,1ºC


A temperatura não para de subir em Belo Horizonte e, na tarde desta quarta-feira (14/9), a cidade bateu mais um recorde no ano. De acordo com a Defesa Civil, os termômetros registraram máxima de 36,1ºC, na estação meteorológica da Pampulha.





O último recorde registrado na cidade tinha sido no domingo (11/9), quando o calor chegou a 34,4°C. Nas redes sociais, o clima quente tem provocado reclamações e piadas entre os belo-horizontinos, que agora comparam a capital mineira com o próprio inferno. 





Algumas pessoas ainda compararam o clima da cidade com o do Rio de Janeiro, famoso pelas altas temperaturas.




Se proteja

Para evitar que a alta na temperatura seja danosa para sua saúde, a Defesa Civil faz algumas recomendações. A mais básica e importante é se manter hidratado ao longo dia, portanto, beba bastante água.





Confira as outras recomendações:
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; 
  • Evite frituras; 
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; 
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;   
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; 
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;   
  • Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Próximos dias

Nesta quinta-feira (15/9), os termômetros devem oscilar entre 17°C e 34°C, com a umidade do ar em torno de 20% à tarde. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu ficará parcialmente nublado com possibilidade de algumas chuvas isoladas.

Já na sexta-feira (16/9), a mínima deverá ser de 17ºC e a máxima chegando a 31ºC. O céu fica parcialmente nublado e, também, existe a possibilidade de chuvas isoladas.

*Estagiário sob supervisão