A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon) notificou a empresa Bassar Pet Food, responsável pelos produtos Bassar Snack Every Day e Bassar Dental Care, para que ela apresente o recall compulsório dos petiscos.
A medida foi tomada após notícias de mortes de cães que ingeriram os petiscos da marca, bem como da determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de suspensão do uso de determinados lotes da substância propilenoglicol, utilizada na fabricação de alimentos para animais. O motivo da contaminação desses lotes utilizados pela Bassar está sob investigação.
Leia Mais
Vigilância rastreia uso de produto que matou cães na indústria alimentíciaSubstância que matou cães tem uso investigado em produtos para humanosIntoxicação fatal: mais uma morte amplia dor e revolta de tutores de cãesAnvisa alerta empresas sobre uso de substância tóxica em alimentos humanosBassar recolhe produtos após possíveis casos de intoxicação de cãesMoradores do entorno de barragens em Macacos vão ter simulado de emergênciaCliente e cabeleireiro são baleados em salão de beleza da Grande BH
Porém, segundo a Senacon, a realização informal de recall, sem ampla divulgação e nos termos regulamentados pelos órgãos competentes, pode ser demorada e ineficaz, apresentando riscos aos consumidores e aos animais de estimação.
“A não formalização do chamamento pode acarretar processo administrativo e aplicação de sanção pela Senacon, pois, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, fornecedores que saibam dos riscos dos seus produtos e serviços após a introdução deles no mercado devem comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”, afirmou a secretaria em nota.
A reportagem do Estado de Minas entrou em contato com a Bassar Pet Food, mas ainda não teve retorno. O Ministério da Justiça também foi procurado pela reporatgem e aguarda o posicionamento oficial.
Investigação
O número de cães mortos em Minas Gerais por suspeita de intoxicação após consumo de um petisco contaminado subir para 15. A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou três novos casos em Belo Horizonte.
Até o momento, cerca de 50 cachorros morreram em todo país supostamente após ingerir snacks da marca Bassar Pet Food.
A substância tóxica encontrada nos petiscos é a mesma do caso da cervejaria Backer, o monoetilenoglicol. Laudo pericial constatou a existência do material em um dos três petiscos da Bassar Pet Food que foram apreendidos para ser analisados.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) busca apurar a origem da contaminação e determinou que todos fabricantes de alimentos para animais enviem dados sobre estoques e fornecedores.