Jornal Estado de Minas

PREVENÇÃO

Moradores do entorno de barragens em Macacos vão ter simulado de emergência

Moradores de Macacos, distrito de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, farão simulado de emergência no dia 28 de setembro. A ação é coordenada pela mineradora Vale e Defesa Civil Municipal, com o objetivo de reforçar a cultura de prevenção e orientar a população em caso de emergência envolvendo as barragens. 





Devem participar da atividade cerca de 170 funcionários da empresa e moradores da região. A população do distrito está localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, da mina de Mar Azul; barragem 5, da mina da Mutuca; e Capão da Serra, da mina do Tamanduá. 

No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes, mas antes será emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado. Os participantes deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. 

Como medida de prevenção, durante o simulado, o trânsito da Estrada do Engenho, na região central de Macacos, será interditado. O local é próximo à Capela São Sebastião, na AMG-160, no Bairro Capela Velha. 

O simulado é uma das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens e Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não há alteração na condição de segurança das estruturas. Informações podem ser adquiridas no site da mineradora