A Semana Nacional de Trânsito começou nesse domingo (18/9) e conta com uma programação própria em Belo Horizonte, organizada pela BHTrans. A programação inclui espetáculos em estações de ônibus, blitz educativas, cortejo e palestras. O tema deste ano é a embriaguez ao volante.
Leia Mais
Vídeo: Briga de trânsito acaba com motorista em estado grave em BarbacenaAcidente com vítima no Viaduto Leste causa retenção no trânsito do CentroEmbriaguez provoca 2.832 ocorrências de trânsito em Minas em sete mesesCruzeiro x Vasco: confira alterações no trânsito nesta quarta-feira (21/9)Ao mesmo tempo, o número de pessoas que se recusam a realizar o bafômetro em rodovias federais mais que triplicou. As 7.268 infrações, registradas em 2021, passaram para 22.781 neste ano – um aumento de 213%. Isso significa que os casos de embriaguez subiram ainda mais, uma vez que a recusa pode ser considerada uma prova de embriaguez.
“Não faz sentido que alguém que não bebeu se recuse a fazer o teste, o que se busca é evitar responsabilidade administrativa e criminal, mas felizmente as sanções legais são as mesmas para positividade e recusa”, apontou o especialista em Medicina do Tráfego e diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra.
Ele comentou que a redução da fiscalização durante a fase aguda da pandemia, uma vez que o uso do bafômetro expunha o condutor e o policial ao vírus, criaram uma sensação de impunidade. Essa falsa sensação de impunidade seria a principal justificativa do aumento dos casos com a retomada dos testes.
Semana do Trânsito
A Semana Nacional do Trânsito acontece todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro com o objetivo de incentivar um trânsito mais seguro. A campanha foi instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997. Durante a semana, todos órgãos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito promovem ações educativas e de conscientização para aumentar a segurança nas estradas.
Programação
A campanha começou nesse domingo (18/9) com a ampliação do projeto de bicicletas compartilhadas na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Foram inauguradas dezenas estações com mais de cem bicicletas que podem ser alugadas por meio do aplicativo Bike BH.
Nesta segunda-feira (19/9), os usuários de ônibus que passaram pelas estações de integração Barreiro, Diamante, São Gabriel, Vilarinho e Pampulha entre as 8h e 10h30 da manhã assistiram o espetáculo “Menos carros nas ruas, mais mobilidade na cidade”. A peça foi realizada pela BHTrans Educa.
Confira a programação da Prefeitura de Belo Horizonte para os próximos dias:
Terça (20)
- Campanha de Pedestres
Horário: 13h30
Local: Av. do Contorno, 6061 – São Pedro (Em Frente ao Pátio Savassi)
Quarta (21)
- Blitz Educativa para motociclistas: Ponto cego nos ônibus
Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Local: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro (Em frente ao Palácio das Artes)
Quinta (22)
- Mobilidade Segura para Idosos
Horário: 9h
Local: Cras Havaí – Rua Clóvis Cyrilo Limonge, 141 – Havaí.
- Campanha Veja e Pratique
Horário: 11h às 12h
Local: Escola Estadual Delfim Moreira (R. Espírito Santo, 890) – Centro.
- Cortejo BHTrans Educa com o espetáculo: "Menos carros nas ruas, mais mobilidade na cidade".
Horário: 12h às 13h30
Percurso: Saída da EMEI Delfim Moreira (R. Espírito Santo, 890), Rua dos Tamoios, em frente à Igreja São José, Avenida Afonso Pena.
Sexta (23)
- Blitz educativa para motociclistas: Ponto Cego
Horário: 9h às 11h
Local: Av. Getúlio Vargas, 1.465 – Funcionários.
* Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata