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Estado de Minas TRANSPORTE COLETIVO

Ônibus em BH têm mais viagens, mas 30% dos usuários reclamam de horários

As principais reclamações da população são de ônibus fora do horário e lotação nos períodos de pico, segundo dados da Superintendência de Mobilidade (Sumob)


20/09/2022 11:50 - atualizado 20/09/2022 13:47

Na foto, ônibus move em plataforma na região Central de Belo Horizonte
De acordo com a PBH, no entanto, apenas 0,1% das linhas foram autuadas por descumprimento do quadro de horários (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Relatório da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), divulgado nesta terça-feira (20/9), 
mostra que 97% das linhas de ônibus tiveram quadro de horários ampliados após o repasse das três primeiras parcelas do subsídio às empresas do setor. Apesar desse aumento, 30% dos usuários ainda reclamam do serviço.

As principais reclamações da população são de ônibus fora do horário e lotação nas viagens, conforme dados da Superintendência de Mobilidade do município (Sumob).

De acordo com a PBH, no entanto, apenas 0,1% das linhas foram autuadas por descumprimento do quadro de horários. "Tivemos um aumento significativo de viagens. Há problemas, sim, mas estamos trabalhando para resolvê-los", disse superintendente de Mobilidade Urbana, André Dantas.

Ele reconhece que o acréscimo no horário de pico é o principal gargalo. "Nós não estamos satisfeitos. Temos que melhorar muito mais. Mas isso é um trabalho contínuo", afirma. A linha 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol) é a campeã de reclamações dos usuários.

Segundo relatório da PBH, aos sábados houve 95% de aumento e aos domingos a alta foi de 98%. Ainda assim, a linha 806 acumula 570 queixas, especialmente de descumprimento de horários e superlotação. Dantas aponta que, especialmente essa linha, vem sendo impactada por obras na região.

O superintendente também destaca os recentes casos de vandalismo contra os ônibus da capital. destaca o processo de monitoramento e acompanhamento diário da operação, fiscalização, resultados e ações feitas até 11 de agosto.

Ao todo foram aplicadas, 80 linhas foram fiscalizadas no período de agosto a setembro. Foram feitas 167 autuações pelo descumprimento do nível máximo de lotação dos coletivos.

O primeiro repasse às empresas de transporte, de R$ 90 milhões, foi feito em 11 de julho e se refere aos meses de abril, maio e junho. A terceira parcela, no valor de R$ 17,7 milhões, foi paga em 9 de setembro e é referente ao mês de agosto. Até março de 2023 serão pagos R$ 226,5 milhões para as concessionárias.


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