Uma operação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) prendeu 90 pessoas em Minas Gerais por crimes contra idosos. Durante o trabalho, 387 vítimas foram atendidas e outras 11 resgatadas em todo estado.
Realizada ao longo de um mês, a operação também solicitou 89 medidas protetivas de urgência (MPU). Foram cumpridos 32 mandados de busca e 111 mandados de prisão. Essa é a terceira fase da operação, que apura denúncias, instauração de inquéritos, realização de diligências nos abrigos ou residências de idosos vítimas de violência e cumprimento de mandados judiciais.
Leia Mais
Mulher é presa ao tentar vender Uno furtado por R$ 500Suspeito de envolvimento em sequestro de mulher em Valadares é presoFurto de cano de cobre provoca vazamento de gás no Santo Antônio, em BHPF e Receita Federal miram grupo que enganou empresários em BHHomem em situação de rua é encontrado morto em carrinho de supermercadoHomem que fez criança refém tem prisão preventiva decretadaAo todo, foram realizadas 259 visitas e diligências policiais em abrigos, lares, residências e demais locais de moradia dos idosos. A ação contou com mais de cinco mil profissionais envolvidos.
O Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária também realizaram ações de fiscalização das instalações dos lares e abrigos. Destes, 15 não estavam em conformidade com as normas da vigilância sanitária.
A operação Vetus faz parte de uma mobilização nacional, anual, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), que estimula a participação das forças estaduais.