No início da manhã desta quinta-feira (29/9), cerca de 30% dos motoristas de ônibus de Uberaba, que fazem parte das 104 linhas da cidade, entraram em greve. A reivindicação deles é pelo reajuste salarial do ano de 2022, de acordo com a inflação.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Uberaba (Sintracol), Roberto Alexandre Vieira, uma reunião da categoria com representantes das concessionárias que administram os ônibus estava prevista para às 11h de hoje (29/9), mas não aconteceu.
“Enquanto os patrões não falarem com a gente, a greve continua por tempo indeterminado. Estamos aguardando uma resposta”, destacou Vieira, no final da tarde desta quinta-feira.
Na semana passada, durante audiência de conciliação entre a categoria com representantes de concessionárias que administram a frota, ainda conforme Vieira, não houve avanço quanto à proposta salarial.
“Elas se restringiram à manutenção da cesta básica, plano de saúde, plano odontológico e vale-alimentação. Mas, não houve proposta de reajuste salarial, sendo que no ano passado não tivemos reposição nem mesmo da inflação, e ainda aceitamos que fosse dividido o pagamento. Lembrando ainda, que a categoria não teve nenhum reajuste em 2020, já que devido ao momento pandêmico, as concessionárias argumentaram não ter condições financeiras”, informou o presidente do Sintracol.
Além da defasagem salarial, Vieira disse que a categoria ainda enfrenta a sobrecarga de horário de trabalho. “Tem motorista que inicia às 4h e somente para as 19h. Os horários são tão desumanos, que fica impossível fazer até mesmo as necessidades fisiológicas.
Posicionamento da Prefeitura de Uberaba
A Prefeitura de Uberaba informou que “acompanha as negociações e espera que haja uma definição em relação às pautas de reivindicação do transporte coletivo. Quanto à greve, o funcionamento das linhas do transporte público de Uberaba deve ser mantido o limite de 60%, conforme definido pelo Ministério do Trabalho. Novas tentativas de negociação devem acontecer nesta sexta-feira (30/9)”.