O Ministério Público Federal (MPF) investiga, em sigilo, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Edson Ferreira Martins, de 43 anos, que está sendo acusado por 11 mulheres de abuso de poder, violência física, assédio moral, assédio sexual e estupro. O caso chegou à procuradoria por meio de uma representação feita pela própria instituição de ensino, que apura denúncias desde 2019.
Leia Mais
Adolescente denuncia assédio em brinquedo de shopping em BHProfessor de colégio de BH é alvo de denúncias anônimas de assédio sexualAluna denuncia assédio de professor em prova: 'Te ajudo é a fazer sexo'Homem é preso por assédio sexual em um ponto de ônibus de Ouro PretoUFMG passa a usar CadÚnico para confirmar renda de candidatosServidores da UFJF são indiciados por violência sexual contra terceirizadasSuspeito de estuprar universitária em Venda Nova é preso Colegas de escola são suspeitos de estuprar menina de 8 anosPai que estuprou filha adolescente por dois anos não foi presoMenina de BH relata estupros pelo pai e diz que via tios fazendo sexoMG: pai acusado de estuprar filha é condenado a 40 anos de prisão Idoso é suspeito de abusar de criança após ela pedir copo de água em MGParte da sedução era feita por meio de promessas de vagas em projetos de pesquisa na universidade e por conversas em redes sociais. Em alguns casos, ele já partiu diretamente para o flerte.
Leia mais: Homem é preso por estupro de vulnerável em escola municipal de BH
Procurado pelo Estado de Minas, o Ministério Público Federal confirmou ter recebido, da UFV, a representação contra o docente, mas que não iria comentar o assunto porque o processo está em sigilo.
O caso está repercutindo entre universitários e ex-alunos da universidade. Em postagens nas redes sociais, uma internauta disse: “Finalmente as vítimas desse cara tendo voz!!! Que a justiça possa ser feita de uma vez por todas”. Uma outra usuária do Twitter publicou: “o assediador de letras saindo na Veja”.
À "Veja', a defensora Marinês Alcheri, alegou que o cliente é a “vítima” e há provas sobre isso. O Estado de Minas tentou entrar em contato com a advogada do professor, mas sem sucesso.
*estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira
O que diz a lei sobre estupro no Brasil?
O que é assédio sexual?
Leia também: Cidade feminista: mulheres relatam violência imposta pelos espaços urbanos
O que é estupro contra vulnerável?
Penas pelos crimes contra a liberdade sexual
O que é a cultura do estupro?
Como denunciar violência contra mulheres?
- Ligue 180 para ajudar vítimas de abusos.
- Em casos de emergência, ligue 190.